quinta-feira, 21 de maio de 2015

Projeto Rapunzel - Shampoo Bomba!

Olá meuz zamoreeeeees!!! Hoje trago um assunto que despertou curiosidade em muitas de vocês, e que é muito importante pra mim: Meu crescimento capilar! Este post só iria sair em fins de junho, mas como muita gente tem me pedido pra falar sobre isso, resolvi antecipá-lo.

               Eu vou falar de como, em que circunstâncias e por quê iniciei o meu “Projeto Rapunzel”. Vou falar dos produtos que estou a usar, como os aplicar e como estou cuidando do meu cabelo ao longo desse processo que irá durar 3 meses (a primeira fase). O post vai ficar ENORME, mas quero mesmo que vocês percebam qual a razão de eu ter recorrido a este processo e quais foram as minhas impressões ao longo dele. Gostava também de deixar claro que: Tudo aquilo que for escrito aqui, vai se cingir unicamente pela minha opinião e pelo modo como o MEU cabelo está a reagir!

               É preciso que vocês entendam que cada cabelo tem uma história diferente, desde a sua genética até aos tratamentos pelos quais ele já passou.
Vou fazer muitos “a partes” explicando coisas que acho necessárias explicitar pra que vocês consigam entender todo o “sofrimento” químico que o meu cabelo já suportou.

               Paciência, e vamos ao que realmente importa (:
(pra quem quiser saltar a parte mais “teórica”, pode avançar pro tópico vermelho)


Pra quem não sabe, eu tenho muito, muito, muito cabelo! Meu cabelo é grosso, denso, preto (cor de fábrica xD) e, por norma, sempre foi muito comprido (quase sempre o tive abaixo da minha cintura).

Por volta de 2012 eu resolvi mudar de forma radical e, pra além de raspar toda a lateral direita da minha cabeça, pintei as pontas de azul (foto).



Mantive o raspado durante 2 anos, e as cores fui alternando; desde o azul até ao rosa. Durante essa fase, passei por vários processos de descoloração dos fios, porque precisava que o meu cabelo chegasse o mais próximo possível da cor branca (era a única maneira de pintar meu cabelo – preto- com cores fantasia). Durante o tempo em que mantive os fios coloridos, sempre tive o cuidado de hidratá-los e de tentar reparar os danos que estava a causar, afinal eu estava a “tirar o recheio” do meu cabelo sempre que fazia uma nova descoloração. Mas mesmo assim, eu ainda tinha o resto das agressões: Chapinha, secador, toalhas de fibra grossa…




Em janeiro de 2015 (no dia 8 ou 9) decidi mudar de novo, e pintei meu cabelo de loiro acobreado (não é loiro gente, é ruivo tá?! xD) mantendo sempre o comprimento dos meus fios. A 1ª vez que o pintei correu muito mal, porque eu tinha a parte de baixo do meu cabelo em verde-água e a cabeleireira não conseguiu cobrir a cor com o ruivo. Fiquei com o cabelo todo manchado, e com partes verdes na mesma! Eu fiquei super triste, mas passados 3 dias fui a outro salão e tornei a tentar (eu sei que é loucura pintar o cabelo 2 vezes em um espaço de tempo tão curto, mas é a vantagem que tenho em ter o cabelo grosso e denso).


No dia em que pintei pela 2ª vez, fui aconselhada pela cabeleireira a cortar as pontas – que estavam secas e muito danificadas por causa das agressões que já tinha sofrido – mas optei por não o fazer, visto que tinha esperanças de o reparar sem ter que recorrer à tesoura. Fiquei mesmo muito contente com a cor e com o resultado final em si! Tinha a cor que eu queria, sem manchas verdes e com o comprimento à medida!!!


O drama começa aqui!!!
Passados quase dois meses (dia 11 de março), já estava na hora de retocar minha raiz. Voltei ao salão em que pintei o cabelo pela 2ª vez mas a minha cabeleireira estava de baixa médica, e eu nem fazia ideia! Como precisava MESMO pintar a parte preta, resolvi que não havia mal em ser atendida por outra profissional.

Pintei o cabelo, e como já me sentia mais segura naquele salão – vale lembrar que quase sempre cuidei do meu cabelo em casa, do corte a pintura, e que já não ia ao salões há anos – resolvi que estava na altura de cortar as pontas e reparar um pouco do mal que tinha feito ao meu cabelinho!

Pedi então à cabeleireira que me tirasse cerca de 4 dedos de cabelo – 4 dedos na horizontal minha gente!- e que me mudasse o corte de “V” para “U”. Na minha ingenuidade, aquilo que ela tinha que fazer era retirar o “rabo” do corte em “V” e depois acertar as pontas. Só que quando dei por isso, já tinha a parte mais curta do meu cabelo a chegar aos ombros!!! Se eu não dissesse pra que ela parasse de cortar, não sei mas, desconfio que teria saído de lá com um corte “Channel” daqueles pela nuca…

Saí do salão e fui pra casa a pensar “Ok! Se calhar nem foi assim tanto, se calhar sou eu quem já não está habituada a cortar tanto cabelo de uma vez!”. Quando cheguei em casa, a primeira coisa que fiz foi pegar em um elástico e fazer um rabo-de-cavalo – daqueles bem altos, que é como eu costumo usar- e me pôr em frente ao espelho. Só digo que chorei muito e que me senti completamente frustrada… O meu cabelo estava tão pequeno que era impossível fazer um coque sequer!

Passado o choque inicial, resolvi que tinha que fazer alguma coisa – muita gente pode achar que “ah, cabelo cresce”, “que frescura chorar por causa do cabelo”, “quanto drama”; mas eu nunca pensei que um corte de cabelo influenciaria tanto com a confiança que sentia em mim como mulher – e resolvi usar o chamado Shampoo Bomba!

Queridinho das blogueiras do Brasil, eu já tinha lido muita coisa acerca dele antes mesmo de ponderar contar as madeixas. Aproveitei que já tinha a fórmula para fazer o bicho e fui à caça dos ingredientes.

Receita do shampoo bomba:

  • 300 ml de Shampoo sem sal
  • 3ml de Monovin A
  • 25 ml de Bepantol liquido


A cada 100 ml de shampoo, devemos acrescentar 8 ml de bepantol e 1ml de monovin A


O shampoo pode ser um qualquer de preferência sem sal. O meu é da Gota Dourada – Linha de Fortalecimento de Cabelos- comprei na Puricosmética e custou cerca de 9,90€.






O Monovin A é um medicamento injetável de uso veterinário (gente, por favor não se piquem com isso!!! É injetável quando em  uso veterinário, APENAS e só), bastante difícil de se encontrar em Portugal; é usado em cavalos antes de competições para que a crina e todo o pelo do animal se torne mais forte e brilhante. No fundo, é um complexo de vitamina A enriquecido com óleo de amendoim. Comprei um fraquinho de 50ml na Flora Brasil e custou cerca de 8€.





O Bepantol Derma é um complexo desenvolvido especialmente para hidratar pele e cabelos. O um veio do Brasil (não paguei nada porque tenho família lá :D) mas aqui em Portugal há sempre a possibilidade de se encomendar na farmácia. Eu não sei quanto custa aqui, e nem sei qual o nome – tenho quase a certeza de que em Portugal se chama Bepantene – mas vou pesquisar melhor e assim que saiba acrescento no blog (:






Depois de fazer a mistura, tenho usado o shampoo de 2 a 3 dias por semana alternando sempre com o meu shampoo convencional! Tenho que  fazer isso todas as semanas ao longo de 3 meses e sem pausas. – Convém agitar SEMPRE a embalagem antes de usar, pra que os produtos que estão depositados no fundo do frasco possam vir a tona e fazer o seu milagre - Eu vou na 10ª semana de uso e, apesar de não notar muito o crescimento dos fios, sinto que o meu cabelo está muito mais hidratado e sem as pontas duplas – e triplas- que tinha antes. Ainda me falta quase um mês de tratamento. Depois tenho que dar uma pausa de um mês com o shampoo e passado esse tempo iniciar a 2ª fase do tratamento (que são na mesma 3 meses de shampoo bomba alternado com o meu shampoo regular), caso eu ache necessário.


Eu tirei fotos no dia 13 de março e no dia 12 de maio pra comparar um pouco o crescimento e ver se efetivamente meu cabelo está mais grandinho. Convém dizer que meu cabelo, já de si, cresce relativamente bem e que cada cabelo – tal como falei no início - reage de uma forma diferente os produtos que aplicamos neles.




Ao todo o meu cabelo cresceu cerca 4cm em nove semanas e está muito mais hidratado e mais brilhante. Dá trabalho?! Dá, muito!!! Mas digo sinceramente: não tenham pressa, é um projeto que leva tempo mas que ajuda muito a recuperar danos feitos aos fios!

É importante dizer que, caso vocês queiram testar o shampoo bomba, não devem NUNCA exceder as quantias indicadas porque tudo que é em excesso faz mal! Vitamina não é excepção e quando usada em demasia, pode provocar efeitos contrários aos desejados (por exemplo a queda dos fios).

Espero ter ajudado e esclarecido as dúvidas que vocês tinham! Qualquer esclarecimento adicional podem sempre me encontrar através da minha página do Facebook  Mia Moraes MakeUp :D



Um beijo enorme meuz zamores, até o próximo post!!! <3

12 comentários:

  1. Oh mia e os produtos que arranjaste!!?? Preciso mesmo disso e meu cabelo está a ficar com pontas duplas :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ju o shampoo é da Pluricosmética e a vitamina A é da Flora Brasil. O Bepantol veio do Brasil :P

      Eliminar
  2. Eu vou mesmo experimentar esse shampoo bomba :0
    Não para ele crescer que só por si o meu cabelo cresce rápido. Mas como estou a tentar tirar o preto e a sofrer descoloração fraquinha com madeixas acho que vai ser bom para o meu cabelo esse shampoo. Se não resultar comigo paciência. Tentar não custa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boneca, podes sempre acrescentar só o Bepantol porque é o componente hidratante da fórmula. Ou pode substituir a vitamina A por vitamina C :D

      Eliminar
  3. o meu cabelo é super lento por acaso portanto acho que vou experimentar ahah !
    Sigo*

    Beijinhos ❤
    Words of Sophie

    "Queres inovar a imagem do teu Blog, dar-lhe outro ar? Agora podes faze-lo entrando em contacto comigo"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sophie eu tenho gostado muito do resultado, e tentar não custa (:

      Manda-me o link do teu blog pro face pf, não consigo entrar por aqui /:

      Eliminar
  4. ADOREI, como sempre! Dicas fantásticas, acho que vou tentar...já sabes como é o meu cabelo..."come" tudo, tinta, condicionador, vitaminas...

    Orgulhosa de ti minha pequenina! ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso de ter cabelos "papa-tudo" é nossa sina xD

      Obrigada amiga, pelo apoio e por caminhar comigo essa jornada <3

      Eliminar
  5. É do sangue quente... eh eh eh :P

    Não me agradeças... faço-o do coração, tal como tu o fazes por mim! Juntas vamos mais longe minha linda amiga. :) <3 Adorotu!!! :)

    ResponderEliminar
  6. já vi que és das minhas, heheheh tb lixei e bem o cabelo durante anos, e de há uns 5 anos para cá foi correr atrás do prejuízo, por acaso já vi produtos com bepantanol, mas assustaram-me que dizem que há meninas que exageram e o cabelo acaba por ficar tão pesado que começa a cair, e como sei que bepantanol, é tipo o bepantene , produto bom para tudo, tenho que admitir que quero, na mesma, hehehehhe
    mas acho que me matam cá em casa se compro mais kk coisa para o cabelo, já não cabe nada na casaa de banho
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho milhões de coisas aqui em casa, mas é tipo coração de mãe... Sempre cabe mais um cremezinho xD Eu tenho gostado muito do resultado, principalmente na parte de reestruturação. Comecei o cronograma dia 20 (vou alternar com o shampoo bomba) e espero bons resultados também :D

      Kisses :*

      Eliminar